Dany Ferreira diretor comercial Almas Industries
Blog

Entrevista Security Magazine à Almas Industries

Almas Team

“Notamos Uma Clara Evolução Na Procura De Controlo De Acessos E Videovigilância”

A Almas Industries chegou a Portugal há mais de 15 anos. Focada no controlo de acessos biométricos e gestão de assiduidades, a empresa aposta fortemente na inovação e desenvolvimento de produtos e serviços que têm a segurança na sua génese. Dany Ferreira, director comercial da empresa, explica à Security Magazine que a Almas Industries conta com uma equipa própria em Portugal, a qual está a aumentar, e quatro delegações. O responsável destaca a importância da Inteligência Artificial neste segmento de negócio e avança que no próximo ano será lançada uma linha de produtos dotados de IA.

Security Magazine – Como descreve a evolução da Almas Industries no mercado português?

Dany Ferreira – A Almas Industries chegou a Portugal em 2007. Nessa altura, ainda nem se falava em controlo de horários por biometria, muito menos de controlo de acessos biométrico.

No início foi difícil implementar a ideia e demonstrar as necessidades óbvias que já existiam no mercado nacional, mas ficamos felizes por termos sido pioneiros. Criámos um know-how que nos permite continuar a ser líderes em controlo de acessos biométrico.

A evolução foi gigantesca, mas o verdadeiro desafio é continuar a crescer e inovar de forma que os clientes que confiam em nós tenham a melhor experiência a nível de segurança, versatilidade e interatividade nos seus acessos.

Em termos de recursos e instalações em Portugal, como estão organizados?
A Almas Industries tem um departamento de investigação e desenvolvimento próprio em França, onde desenvolve e integra todos os produtos que divulga e comercializa. Em Portugal conta com equipa administrativa, comercial e técnica. Estamos divididos em quatro delegações – Porto, Coimbra, Lisboa e Portimão.

Apesar das quatro delegações fazemos questão de contratar as nossas equipas em todo o território nacional de forma que estejam relativamente perto de uma das delegações, mas muito mais próximas dos nossos clientes. Para nós, esta aposta é fundamental visto que prestamos consultadoria presencial e assistência técnica total 24 horas por dia.

Controlo de acessos por impressão digital

 

A Almas Industries tem o seu foco nas soluções biométricas para controlo de acessos e videovigilância, como olha para a evolução destas áreas relativamente à procura por parte do mercado?
Notamos uma clara evolução na procura de controlo de acessos e videovigilância, mas nem sempre as empresas sabem o que existe no mercado e de que forma se adapta às suas necessidades. Na Almas Industries o primeiro passo para um negócio é sempre a visita de um dos nossos consultores de segurança para conhecer a empresa e as suas necessidades de forma a propor um produto e serviço que vá completamente de acordo com as mesmas.

Quem são os grandes clientes, em termos de sectores, da Almas Industries? E que sectores têm crescido mais em termos de procura?
A Almas Industries tem clientes nas mais variadas áreas empresariais e institucionais, mas posso apontar como sectores fortes, a indústria, logística, serviços, saúde, educação e apoio à população idosa.

Em termos de procura tem sido na indústria onde se nota um maior aumento. É fácil de entender que para este sector as nossas soluções acrescentam grande valor a nível de segurança das pessoas, bens e informações. Dentro da indústria, podemos destacar a alimentar onde, em alguns casos, a solução não é só imprescindível, mas obrigatória para obter algumas certificações que garantem a segurança alimentar.

As IPSS continuam a representar uma grande percentagem dos nossos clientes, visto que grande parte delas tem respostas sociais como ERPI, UCC, creche e jardim de infância. Em todas elas, o controlo de acessos é fundamental para garantir a segurança do utente, desde impossibilitar a entrada de pessoas estranhas ao serviço, até evitar a fuga de utentes não autónomos.

A evolução e transformação tecnológica têm marcado a dinamização e crescimento do segmento de controlo de acessos nos últimos anos. Como olha para esta evolução e como é que a Almas Industries se tem adaptado às novas necessidades do mercado?
Sem dúvida que as evoluções tecnológicas têm sido grandes. Mas o importante não é só evoluir é igualmente importante saber em que sentido o vamos fazer. Nesse caso, a Almas Industries foca a evolução das suas soluções baseada no feedback e necessidades dos seus clientes. O grupo investe grande parte dos lucros no departamento de investigação e desenvolvimento de forma que o produto esteja cada vez mais próximo dessas necessidades.

 

Na sua perspectiva, quais são os principais fatores que contam na hora de investir numa solução de controlo de acessos e videovigilância? E que principais aspectos destacaria como diferenciadores face à concorrência?
Os clientes cada vez mais procuram soluções e não produtos. É importante fazer um levantamento de necessidades exaustivo, criar um plano segurança adequado e garantir que os equipamentos estão sempre em perfeitas condições de funcionamento.

Na Almas Industries preocupamo-nos em apresentar uma solução global. O nosso laboratório desenvolve e faz a concepção dos equipamentos; os nossos consultores de segurança fazem o levantamento das necessidades e criam o plano de segurança; os nossos técnicos fazem a instalação e garantem uma manutenção total 24h. São estes os aspectos que nos garantem a liderança de mercado.

Como olha para as principais tendências que marcam e marcarão o futuro da área de controlo de acessos e videovigilância?
Como sabe, hoje, já não faz sentido avaliar imagens ou registos de acessos manualmente para ter a informação do que se passa nas nossas organizações e só aí agir correctivamente.

A inteligência artificial já é uma realidade na área da segurança, mas acredito que ainda tem muito por onde evoluir. O desafio passa por dotar os sistemas com regras predefinidas de forma que nos alertem e “tomem decisões” visando evitar os problemas em vez de os corrigir. Ainda mais importante é fazer com que, as mais variadas soluções de segurança, comuniquem entre elas e que a inteligência artificial possa ajudar-nos de forma mais abrangente e eficiente.

Também não podemos esquecer-nos que qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, precisa de segurança, por isso, estas soluções devem ser de fácil interacção, tanto para um director de segurança de uma grande empresa como para um proprietário de uma microempresa.

Quanto a novidades da marca, que lançamentos importantes destacariam em 2023 e que novidades são esperadas para 2024?
Em 2023 destaco o lançamento da linha de produtos dotados de inteligência artificial, mas, como disse, ainda existe um longo caminho a percorrer neste sentido.

Para 2024 não posso revelar muito, mas estamos a preparar algumas parcerias estratégicas, as quais não estão directamente ligadas ao mercado da segurança, mas serão um excelente complemento e que permitirão corresponder às solicitações dos nossos clientes.

Relativamente à Almas Industries em Portugal, estão previstos novos investimentos para o próximo ano? Como olham para 2024?
Em 2024 aumentaremos a equipa técnica para a fazer face ao aumento do volume e complexidade dos negócios obtidos em 2023. Temos ainda a necessidade de reforçar a equipa comercial no Algarve.

Consulte a página da notícia aqui

 

Compartilhar