segurança no setor industrial
Blog

Segurança no setor Industrial

Almas Team

Cartões, comandos, códigos e chaves são métodos que podem ser facilmente roubados, emprestados ou replicados. Os controlos de acessos biométricos são a única prova de identidade!

Aumente a segurança no setor industrial com controlo de acessos biométricos

A segurança e a produtividade são os dois principais objetivos das empresas de produção industrial, com a produtividade a depender em parte da segurança para realizar o seu trabalho, garantindo que os trabalhadores, visitantes e gestores da empresa tenham um ambiente seguro.

Para criar o ambiente mais seguro possível dentro do sector fabril, a implementação de um sistema de controlo de acesso biométrico é uma forma de ajudar as instalações a alcançarem uma maior eficiência, segurança e produtividade. 

Como é que a biometria ajuda na segurança deste setor?

Os gestores das empresas têm um trabalho muito mais fácil com um sistema de controlo de acessos, sabendo que cada empregado e visitante das instalações foi identificado com precisão, o que reduz os riscos de segurança.

O controlo de acessos biométrico é uma ferramenta que permite uma leitura única e precisa dos dados biométricos (faciais, impressão digital…) na verificação dos colaborados e visitantes com permissões em todas as áreas da empresa, utilizando tecnologia de leitura biométrica.

As instalações fabris têm maquinaria pesada, o que requer operadores especializados e formação em segurança. O acesso a áreas que albergam tais máquinas deve ser estritamente controlado. Os departamentos de I&D devem ser mantidos em segurança para proteger a propriedade intelectual.

 

Descubra as melhores soluções de segurança para o setor industrial: Saiba Porquê!

 

E os métodos tradicionais, não garantem esse nível de segurança?

Cartões, comandos, códigos e chaves são métodos que podem ser facilmente roubados, emprestados ou replicados, mas um dado biométrico como por exemplo a impressão digital, é praticamente impossível de replicar com a precisão que um leitor biométrico requer. A correspondência de uma impressão digital com o modelo biométrico criado quando o colaborador foi registado pela primeira vez no sistema é a forma mais segura e precisa de obter acesso.

Assegurar que apenas pessoal autorizado e treinado possa aceder a áreas específicas dentro das suas instalações de fabrico, em momentos específicos, só é efetivamente conseguido através de sistemas de controlo de acesso biométrico.

Segurança com a saúde

Os leitores biométricos também desempenham um papel fundamental, para garantir que aqueles que têm acesso a partes sensíveis do seu negócio não representem um risco para outros empregados, especialmente em tempos de Covid.

Os sistemas de controlo de acesso facial com detecção de temperatura podem impedir que um empregado ou visitante autorizado que apresente sinais de febre entre num espaço onde possa infectar outros membros da sua força de trabalho.

Isto é possível porque a sua temperatura elevada pode ser detetada pelo leitor facial, de enorme precisão em relação aos padrões internacionais (.03 graus). No sector industrial, o potencial para uma infeção viral pode causar uma paragem total da produção, especialmente se algum alimento ou produto clínico estiver contaminado e for enviado para locais como hospitais ou outras áreas de alto risco.

A opção de controlo de acessos protege a sua empresa de um possível encerramento ou da ameaça de contaminação dos seus produtos, evitando assim, danos reputacionais e económicos incalculáveis.

segurança-na-industria-com-biometria

Cotas de saúde e segurança

Muitas empresas fabris operam com um número controlado de elementos em áreas específicas por razões de saúde, segurança, ou até legais.

Os sistemas de controlo de acesso podem ser acoplados a torniquetes, portas e portões para garantir que o número máximo de pessoas não é ultrapassado, mantendo a conformidade com quaisquer regulamentos de segurança em vigor e reduzindo o risco de acidentes.

O controlo de acesso biométrico é um procedimento essencial para o aumento da segurança e produtividade da indústria.

Contacte hoje a equipa da Almas Industries para descobrir a eficiência e potencial do controlo de acessos biométricos.

 

Compartilhar