Testemunhos
Hotel Sénior da Curia
Hotel Sénior da Curia
Susana Cardoso
"Cada pessoa tem o seu acesso e entra na instituição, evitando-se assim que o trabalho pare"
Hotel Sénior Instala inovador equipamento de segurança
Esta residência para idosos acaba de instalar um controlo de acessos biométricos, que permitiu não só melhorar a segurança da instituição, como também oferecer uma ferramenta de gestão mais fiável para determinar exactamente quem pode entrar e sair das instalações e a que horas.
Acabaram-se as chaves, cartões e códigos de acesso, na medida em que este novo equipamento dispensa a existência de uma pessoa em permanência na receção, uma vez que os dads biométricos permitem usar a impressão digital para determinar se uma pessoa tem ou não permissão para entrar ou sair do Hotel Sénior.
“Depois de uma validação do espaço ajustou-se a solução mais adequada e versátil ao Hotel” Explicou Dany Ferreira.
Com 35 utentes a residir no Hotel sénior, as sócias gerentes só vêm vantagens neste equipamento, já que:
“conseguimos controlar a saída e entrada dos residentes, sobretudo dos que são autónomos e gostam de passear pela vila” sublinhando ainda que para idosos que apresentem sintomas de demência, este equipamento só tráz vantagens: “não conseguem fazer abrir porta porque não estão registados”.
Embora o equipamento esteja instalado na porta principal de acesso ao Hotel Sénior, as restantes portas de segurança da instituição também passaram a ser mais seguras. “Até agora, bastava empurrar e elas abriam. Não havia mecanismos de segurança. Agora, com esta resposta, essas portas estão trancadas“, explicam ressalvando, contudo, que todas passaram a estar ligadas à central de incêndios e que “em caso de incêndio ou situação de pânico, automaticamente abrem”.
Assistência Técnica Permanente
“É importante que o equipamento seja bom, tenha qualidade, mas garantir uma assistência 24h, sete dias por semana, faz toda a diferença uma vez que o equipamento, por exemplo, em caso de avaria ou de vandalismo, é substituído de imediato, ficando a instituição com a garantia da total segurança”.
Rotinas e serviços prestados melhorados
Com apenas uma semana de instalação, as rotinas ja começam a ser um pouco diferentes. Isso mesmo é explicado pelas sócias-gerentes: “Facilitou muito também ao nível de pessoal. As auxiliares da noite que esão ao serviço e a iniciar as primeiras higienes da manhã, deixam de ter que vir abrir a porta às colegas que entram às 7 ou 8h. Ou seja, muitas vezesm tinham que parar o que estavam a fazer, colocar o utente em segurança e vir abrir a porta. Agora, isso acabou. Cada uma tem o seu acesso e entra, evitando-se assim que o trabalho pare”.
Por outro lado, explicam, “não queríamos fazer do espaço uma prisão. A ideia é, através deste equipamento, saber quem é autónomo e pode sair sozinho e quem não pode sair terá de o fazer acompanhado.”
Dany Ferreira realça ainda o facto do novo sistema ser fléxivel, prático para os residentes, funcionários e visitantes, evitando as entradas não autorizadas ou a fuga dos residentes.”
Leitor Biométrico Bidirecional – Almas Industries
Com este equipamento de controlo de acessos biométricos bidirecional, as portas do exterior só abrem a visitantes, funcionários e fornecedores autorizados através do software de controlo de acessos que informam exactamente quem e quando entrou/saiu das instalações. Uma forma de segurança, dizem, que não pretende restringir a liberdade dos utentes.
Notícia em destaque no “Jornal da Bairrada” 20 de Fevereiro de 2020, edição número 2548